Requeijão cremoso e caseiro: Saiba como preparar o seu

Requeijão cremoso e caseiro - imagem: Facebook/Reprodução

Afinal, como não amar requeijão? Seja no pão quentinho, em biscoitos ou torradas, o requeijão é de fato muito saboroso e agradável ao paladar de muita gente. 

Oriundo de Portugal, mas desenvolvido e aperfeiçoado no Brasil, o requeijão é um tipo de laticínio, da mesma família do queijo. 

O diferencial do requeijão está no processamento final, onde obtém-se uma ‘massa’ lisa, homogênea e pastosa, as vezes um pouco mais líquida ou mais cremosa – dependendo do fabricante – pois o processo inicial para se obter a base do requeijão é semelhante ao processo de fabricação da Ricota e do Cottage, duas variações de queijos muito conhecidas.

Curiosidades sobre o Requeijão

Aqui no Brasil, na era colonial, o requeijão era peça-chave para as sinhás conquistarem o coração dos coronéis, durante o chá da tarde, um ritual considerado “sagrado” naquela época. Mas o mineiro Moacyr de Carvalho Dias (1920-2017), dono do Laticínio Poços de Caldas, foi o responsável pela criação do requeijão cremoso no copo, agregando ainda mais valor e praticidade na comercialização e consumido do produto.

Mas você sabia que é possível fazer o requeijão, gastando pouco e usando ingredientes que você tem em casa? Sem mais enrolação, vamos à receita do Requeijão caseiro super cremoso.

Ingredientes:

- 1L de Leite Integral;

- 2 colheres (sopa) de suco de limão ou 3 colheres (sopa) de vinagre de álcool;

- 2 e ½ colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal;

- 1,5g de sal (equivalente a ½ colher de chá ou 1 colher de café).

Modo de Preparo:

Em uma panela – de preferência alta – coloque todo o leite e leve ao fogo médio por aproximadamente 5 minutos, ou até levantar fervura. Nessa etapa é importante ficar de olho para que o leite não ferva a ponto de derramar ou queimar. Após ferver, desligue o fogo e separe ½ xícara de leite (120 ml) para ser usado posteriormente. 

Adicione o suco do limão ou o vinagre na panela de leite quente e com o auxílio de uma colher, mexa levemente até o leite talhar. 

Coe os grumos talhados para separar do soro, com o auxílio de uma peneira, um pano limpo e seco ou um filtro de café. Se for na peneira ou no filtro de café, use uma colher para pressionar a massa e ajudar a tirar todo o soro; já se for com o pano, com as mãos devidamente higienizadas, feche e esprema o pano até que escorra todo o soro restante. 

Passe a massa para um liquidificador e adicione a manteiga ou margarina, o sal e o leite que havia sido reservado anteriormente para ajudar a bater. 

Bata de 2 a 5 minutos ou até que seja perceptível que todos os ingredientes estão devidamente homogeneizados. Em seguida, coloque em um recipiente de sua preferência. Essa receita de requeijão caseiro rende em torno de 1 e ½ copos, usando como medida um copo semelhante ao que é vendido o requeijão industrial (geralmente, com 220g). 

Tampe o recipiente com sua tampa original ou com plástico filme em contato com o requeijão e leve à geladeira por no mínimo 2 horas ou ao freezer por 30 minutos. O resultado será um requeijão super cremoso e saboroso. Consuma da forma que desejar.

Dicas e observações:

- Utilize o soro residual no preparo de pães, bolos, arroz, caldos, sopas ou molhos;

- Se for utilizar a manteiga ou margarina com sal, dispense o uso adicional de sal;

- Use a criatividade e agregue ainda mais sabor ao requeijão cremoso, utilizando temperos como alecrim, orégano ou alho em pó;

- Após aberto, o requeijão caseiro cremoso dura de 5 à 7 dias na geladeira.

Quer mais receitas e curiosidades sobre o mundo gastronômico? Acesse a nossa pagina no Instagran, basta acessar este link. 

 


Postar um comentário

0 Comentários